jump to navigation

Novo MacBook White – 20/11/2009 20/11/2009

Posted by pools in mac.
Tags: , ,
trackback

Bom, vou contar minhas impressões (e da minha esposa, já que foi presente) sobre o novo MacBook White da Apple.

Fiz a encomenda pela Apple Store Eduacional tão logo o novo MacBook White ficou disponível, no dia 08/11. Ao que me parece, pelo prazo um tanto alongado, é que eles despacham um lote de quem havia comprado entre os dias 08 e 13.

O meu chegou no dia 19, mas havia sido despachado pela Apple Brasil dia 15.

A transportadora, Rapidão Cometa, prometeu entregar até o dia 23. Prazo cumprido, porém pode melhorar.

No site de acompanhamento da transportadora, custou a entrar informações sobre o pedido. Somente no dia 17 de tarde apareceu um despacho feito de São Paulo para Curitiba, e foi só, pois mesmo marcando a opção para “receber email ao enviar”, até hoje estou esperando…

Na hora da entrega, totalmente aleatória, se deu às 11:57.

Minha sorte foi que mandei entregar no meu trabalho, e deixei o celular com o porteiro, que ao receber a encomenda gentilmente me ligou comunicando e até recebeu por mim, pois disse que o rapaz da entrega estava realmente apressado.

Passado a agonia da entrega, que no final das contas foi positiva, passei por outra: Tive que esperar até as 7 da noite para poder abrir o MacBook.

Como era presente para minha esposa, ela que abriu. A decepção foi por conta que o cartão, que havia escrito no site da Apple, não estava presente! Liguei reclamando, pois considero uma falha, e me ofereceram um cupom de desconto no valor de 58 reais. E se eu tivesse mandado entregar como presente para os meus pais, por exemplo, nem saberiam quem tinha enviado… Penso que no momento que você propõe um serviço, ele deve ser parte integrante da compra, daí minha decepção. Porém resolvi aceitar o cupom de desconto e encerrar a história.

Do lado positivo, a abertura da caixa foi um sucesso. Quem tem um Mac ou um iPhone sabe o quanto a Apple se preocupa com esses detalhes. É uma sensação muito gratificante. Mais outro: Vem com bateria completa para começar a brincar sem ter que esperar o carregamento.

Pontos de destaque:
– O MacBook White veio inteiro, sem arranhões. O AirPort, Bluetooth, cabo de rede e HD funcionaram perfeitamente. Tudo funcionando, um alívio. Muitas pessoas sabem a frustração quando mal abrem a caixa e tem que procurar assistência técnica por alguma razão, e não foi o caso.

– Outra grata surpresa foi constatar que o pacote iPhoto, iMovie e GarageBand já estavam instalados e prontos para o uso.

– O Snow Leopard 10.6.1 veio instalado por padrão é outra grata surpresa também. O CDs de instalação do sistema operacional e dos aplicativos estavam inclusos na caixa, porém sem caixinha específica. Confesso que queria a caixinha do Snow Leopard, poderia ter vindo.

– O Acabamento é como no MacBook anterior, só que mais arredondado. Continua riscando com facilidade e pode “encardir”, ficando ligeiramente amarelado com o tempo.
– Bateria sem dúvida é ponto positivo para a Apple, dá um banho em outros notebooks, com o uso intenso durou 4 horas e 40 minutos, isso que tinha acabado de sair da caixa!

Antes da minha esposa começar a fuçar, configurei a rede WiFi corretamente e resolvi fazer as atualizações. Foram mais de 380MB delas, agrupadas em um pacotão.

Logo após passei para minha esposa assumir o comando. Foi uma experiência interessante, pois ela nunca havia mexido em um MacBook antes, logo seria uma oportunidade para ver a reação de um usuário de Windows iniciando em um novo ambiente. Vou citar as mais marcantes:

1 – Teclado não ABNT. Incomodou – e muito – minha esposa, que trabalha com textos e revisão. A combinação de teclas, apesar de simples até, torna o trabalho massante. A combinação de 3 teclas para gerar um acento não é produtivo e nem intuitivo. “Command + E” e depois “A” por um mísero “á”?

O jeito é selecionar o teclado leiaute US Internacional, onde as combinações acento + letra são mais eficientes. Duvido que o Steve Jobs aprovaria essa forma de acentuações se tivesse que utilizá-las…

O que agradou foi a qualidade e a suavidade – sem excessos – das teclas, é muito confortável escrever textos no MacBook.

2 – TouchPad – Apesar de elegante e com boa usabilidade, difere-se muito de um mouse convencional. Minha esposa preferiu espetar um convencional na USB para copiar pastas e arquivos, pois assim é mais rápido. O que incomodou nesse momento foi a falta de uma porta USB na lateral direita, mas é algo contornável.

O que agrada bastante no TouchPad são os atalhos: dois dedos para rolagens horizontal e vertical, três dedos para trocar de abas no Safari, fotos no iPhoto, e quatro dedos (!) para alternar janelas e mostrar a área de trabalho.

O clique do TouchPad pode dividir opiniões, tem pessoas que preferirão que ao tocar – sem pressionar o clique – seja disparada a ação.

3 – MagSafe – A qualidade impressiona, e pequenas sacadas fazem a diferença. O fato de ter um imã no conector, que ao se chutar o cabo acidentalmente, o seu MacBook não vai ao chão. Porém o conector esquenta consideravelmente, chega a dar medo de deixar a noite carregando (E o histórico não ajuda muito também…)

4 – iPhoto – Foi onde minha esposa se divertiu até a bateria arriar. É simples de se importar fotos e a apresentação de slides é um show a parte.

5 – Câmera iSight – Conseguiu utilizar sem praticamente fazer nada, pois está muito bem integrada ao sistema. A simplicidade do iChat aliado ao GTalk fizeram do bate papo algo tranquilo e divertido.

6 – OS X – Vai levar algum tempo para se acostumar, principalmente pelos botões minimizar e “fechar” (Pois sabemos que ele não encerra o programa) das janelas, que estão do lado esquerdo. Mas no geral foi tranquilo, em menos de 2 semanas acredito que ela estará familiarizada com o funcionamento geral do sistema.

7 – Office Mac 2008 – Padrão de mercado é complicado. Mostrei todas as opções: iWork, OpenOffice e o Microsoft Office. Como a formatação e as configurações de páginas se perdem, não teve jeito. Pena não ter o Office 2008 em português, mesmo assim minha esposa preferiu para manter a compatibilidade com os documentos dela.

O engraçado é como Office destoa de todo o sistema – Lento, pouco intuitivo e burocrático, enquanto não realizar os upgrades ou checar se tem atualizações, não tem como utilizar o Word.

No final, considero como positiva a aquisição. Realmente não é um notebook, assim como o iPhone não é só mais um celular. A Apple nos mostra uma forma diferente de vivenciar a informática e coloca à prova o uso cotidiano que se faz de um computador. É tudo igual, mas diferente, mais simples.

Por enquanto é isso…

Até mais!

Comentários»

1. eric - 08/03/2010

você pode baixar um layout de teclado para usar os acentos normalmente, pois ele vem desconfigurado de fábrica. por exemplo: ao invés de utilizar option + i pra fazer um ^, você usa shift + 6 pois em cima da tecla 6 tem, de fato, um ^.

Walter Sanchez - 28/04/2010

Onde encontro esse novo layout, pq para mim tanto em:
– Brasileiro (assim q ficou)
– USA
os acentos estão no mesmo lugar, tipo par o til ˜ option ou alt N, para o circunflexo ˆ alt + I e o acento agudo alt + E.
Aceito sugestões para deixar eles no lugar q estão nas teclas.
Aproveitando gostei do relato, estou com o meu a 1 semana e estou adorando, super fácil instalação de novos softwares. Execelente desempenho, estou usando uma saída mini port display x HDMI e está ficando 1080p n meu LG 23′ W2353V, vale a pena.
Abraço

2. pools - 12/03/2010

Opa, tudo bom?
Eu resolvi assim:
“O jeito é selecionar o teclado leiaute US Internacional, onde as combinações acento + letra são mais eficientes. Duvido que o Steve Jobs aprovaria essa forma de acentuações se tivesse que utilizá-las…”

Até mais!

3. C - 23/04/2010

Olá. Sou estudante e estou quase comprando um macbook white. Tentei entrar apple store educacional para comprar o computador com desconto, mas n consegui. Acho que o site nao aceita universidades brasileiras.
Alguem sabe se isso eh verdade?
Agradeço quem puder ajudar.

Walter Sanchez - 28/04/2010

É só ligar no 0800 e realizar a compra, não há necessidade de papelada para isso, apenas um contato por telefone e se for à vista tem mais um descontinhu. Falow!


Deixe um comentário

