jump to navigation

Qual Kernel? Vanilla, Voodoo ou AnV? 02/09/2009

Posted by pools in mac.
Tags: , , , , ,
trackback

Os Kernels AnV, Voodoo e Vanilla

No mundo hackintosh, principalmente para quem está começando, entender qual o kernel deve ser selecionado pode ser uma tarefa complicada.

Muitas vezes é na base da tentativa e erro, escolhendo entre os kernels e alguma versão deste para averiguar se ocorre o boot ou não. Chegamos muitas vezes a mudar de facilitador (iPC, KalyWay, iDeneb etc) para tentar encontrar uma forma de rodar adequadamente o hackintosh, porém muitas vezes o segredo pode estar relacionado ao kernel.

Este post tenta explicar de onde e como são os kernels disponibilizados atualmente.

1 – Darwin – O Principal, mas não é um Kernel
O Darwin é um Sistema Operacional (OS), o núcleo do MacOSX atualmente.
Usa um Kernel baseado no projeto XNU, denominado Vanilla. Tanto o XNU quanto o Darwin são software livres, ou seja, podem ser usados livremente, a parte proprietária (possui licença de uso) e de código fechado é o MacOSX, que é a casca construída em cima do Darwin.

2 – XNU – O Kernel
Como disse anteriormente, o XNU é um kernel (núcleo do sistema operacional), que pode ser usado livremente, pois possui código aberto.

3 – XNU-dev – O Fork
Fork, do inglês, vem de garfo. Neste caso, é uma ramificação, uma alternativa feita em cima de um projeto. Muito comum no mundo do software livre, pegaram o projeto XNU original e criaram um projeto a parte, que possa atender outros interesses. este procedimento é completamente legal e incentivado na maioria das vezes.
Esse projeto facilitou a criação de um núcleo mais elaborado que aceite periféricos mais genéricos, dando origem assim a criação de Kernels adaptados para poderem rodar o Darwin em qualquer máquina, independente do tipo de processador.

Vale lembrar que no caso de hackintoshs, apesar de usar o Darwin como base, o MacOSX diz em sua licença que é totalmente ilegal seu uso fora de um computador Mac, mesmo possuindo um CD original de instalação. Veja mais no site do Rodrigo Merino

4 – Vanilla – O Puro Sangue
Vanilla é como atualmente se chama o kernel XNU no MacOSX. Para quem quer rodar sem nenhuma alteração, mantendo assim o sistema muito parecido com um Mac. Porém, só funciona com processadores Intel. O que fizeram para funcionar em muitos hardwares genéricos foi o advento do EFI

4.1 – EFI – O Pulo do Gato
EFI siginifica “Extensible Firmware Interface”, o que permite que se construam “patches” que executem instruções específicas antes de chamar o kernel. Graças a isso é possível rodar um kernel não modificado do MacOSX em qualquer hardware.

Vale lembrar ainda que, mesmo com um processador intel, não são todas as configurações de hardware que funcionam com esse kernel, apesar da diversidade de opções.

Para saber mais e a listagem de periféricos suportados, visite o site do projeto OSX86.

5 – Voodoo – Feito para Processadores AMD Também
O XNU-dev permitiu ao kernel original aceitar instruções de processadores AMD através do projeto Voodoo, fazendo possível a instalação do Hackintosh em máquinas com este tipo de CPU. Hoje pode-se dizer que o projeto está evoluído e a performance não deixa a desejar aos processadores Intel, inclusive o Voodoo trabalha com ambas GPUs.

6 – AnV – Fork do fork
Enquanto o Voodoo originalmente está construído em cima do Darwin versão 9.7.0, o usuário avançado Andyvand resolveu adiantar as coisas e aproveitou o projeto Voodoo e construiu em cima da versão 9.8.0 do Darwin, que é uma das mais recentes, trazendo ganhos de performance e talvez um pouco menos de estabilidade.

7 – Qual Devo Utilizar?
Resumidamente, gostaria de expor alguns casos e uma possível solução:

– Tem Intel Core 2 Duo, Dual Core ou superior, uma placa mãe gigabyte e um hardware mais conhecido no mercado? – Vá de Vanilla+EFI
– Tem AMD ou Intel, com harwares mais diversificado? – Vá de Voodoo 9.7.0
– Tem AMD ou Intel, um bom hardware e quer um kernel mais atualizado? Vá de AnV 9.8.0
– Tem AMD ou Intel e nenhuma acimas funcionou? Vá de Voodoo 9.6.0 ou 9.5.0

Lembrando sempre que os facilitadores é que escolhem quais os Kernels trarão na suas versões para você poder escolher entre uma delas.

Espero ter tirado algumas dúvidas desse assunto um tanto complexo e diversificado, que é o núcleo do nosso Hackintosh!

Qualquer correção ou contribuição é bem-vinda.

Até a próxima,

Anúncios

Comentários»

1. Wellington - 02/09/2009

Ola!

Durante a instalacao, qual o nome do kernel Voodoo 9.7.0?

boot: nome_kernel -v

pools - 03/09/2009

Opa,
Normalmente na hora da instalação não se escolhe um kernel, ele vai usar as opções padrões mais genéricas o possível.
Você pode usar flags (-v, -x..) ou alguns pré parâmetros (cpus=1)

Geralmente quando usamos o “upgrade kit” do iDeneb ele coloca todos os kernels a nossa disposição.

Até mais,

2. paulo santos - 03/09/2009

Cara muito obrigado mesmo pelos esclarecimentos.
Acho engracado determinada versao funcionar num conjunto de hardware e outra nao.
Aqui o ideneb funciona bem no notebook toshiba que tenho um satellite a135-s4477 ja no desk rolou o iatkos numa ga-p35-ds3r v2.0, com 8gb ram 800mhz 2 sata 500 e um sata 200 + uma ati hd3870 no entanto so rola o 10.5.5 devido ao driver de som que instalo em separado.

3. bebeto_maya - 07/09/2009

Cara, vou afirmar o que tenho dito por aí nos fóruns:

“Não é ilegal. É isto que venho querendo mostrar…O pessoal precisa entender que EULA é uma coisa, Constituição, outra. Vamos lá: A EULA do Mac OS X me proíbe de instalar o sistema num PC…Mas, segundo a constituição, venda casada é a pratica de atrelar um produto a outro como exigência. Isso no caso do Brasil:

“E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.”
Fonte: http://www.vendacasadaecrime.org.br/

Portanto se tem criminoso nesta história é a Apple. Tenho dito.”

pools - 09/09/2009

Tudo bom Bebeto?

Cara, até concordo com o seu ponto de vista, e acho injusto a forma como a Apple trata seu sistema operacional. Mas como um software, fica difícil atrelar como venda casada.
Se fosse assim, ao ir em uma loja, e pedisse para comprar um PC qualquer que custasse X, eu diria que não quero pagar pelo S.O. que vem em conjunto (provavelmente o Windows). Você conseguiria algum desconto?

Pode ser considerado venda casada a compra do Microsoft Office, sendo que não posso instalar no Linux? (E se eu me equivocar e comprar a versão para Mac, não vai rodar no Windows).

Poderíamos ir mais longe, dizendo que comprar um jogo de Wii e não conseguir rodá-lo no PS 3 seria venda casada.
A lei ainda é muito abrangente e abre margem para muitas interpretações. Creio que se possa entrar na justiça no caso de processos pelo uso considerado ilegal até então, mas o que vale hoje é o que o fabricante determina: Instalar o OSX em um PC é ilegal.

Espero que isso mude um dia!

Até mais,

4. bebeto_maya - 09/09/2009

Caro Pools,

“Se fosse assim, ao ir em uma loja, e pedisse para comprar um PC qualquer que custasse X, eu diria que não quero pagar pelo S.O. que vem em conjunto (provavelmente o Windows). Você conseguiria algum desconto?”

É venda casada do mesmo jeito. Ao ler a EULA, o usuário pode não aceitar os termos e devolver o produto a Microsoft. Inclusive já há reclamações contra as empresas que casam PC/SO.

“Pode ser considerado venda casada a compra do Microsoft Office, sendo que não posso instalar no Linux? ”

Se a Microsoft te obriga a comprar o Windows, e te proíbe de usar Wine. Pode. Mas consulte um advogado…

“Poderíamos ir mais longe, dizendo que comprar um jogo de Wii e não conseguir rodá-lo no PS 3 seria venda casada.”

É diferente. Porque uma coisa é a homologação do fabricante, a outra é o mesmo, via coação legal, te impedir de criar algum meio de rodar um jogo de Wii até num microondas, se você quiser. Veja bem, o fabricante tem direito sobre o produto em si, sua propriedade intelectual, onde eu vou colocar o jogo não é da conta dele. É o mesmo que comprar um carro cujo fabricante me obrigue a adquirir pneus Pireli. Entretanto este fabricante pode sugerir tal marca.

“Instalar o OSX em um PC é ilegal.”

Não é. Não existe esta lei. Pelo menos no Brasil e até nos EUA estão discutindo isto (via caso Psytar). Ilegal é pegar um OS pirata no The pirate bay. Se você comprou a licença do OSX, e hackeou para colocar no seu PC, com um emulador de EFI, a Apple que se vire. Ilegal é a licença dela, porque é inconstitucional e fere a lei 8.884.

5. PerequeWeb - 20/09/2009

Opa
Ótimo blog cara, gostei do conteúdo
Tenho uma rede social sobre Hackintosh e gostaria de convidar vc
http://hackintosh-brasil.ning.com/

Abs

6. Patrick - 29/09/2009

Pool gostei muito dessa otima explicacao agora para arrematar seria uma boa falar um pouco sobre bootloaders, creio que asssim como eu existem muitas duvidas a respeito de qual usar ou qual a diferença de um e outro, etc…
ficou d+ a materia….

pools - 30/09/2009

Tudo bom Patrick?

Valeu pelos elogios.
Estou elaborando uma matéria sobre isso, principalmente pq atualizei o windows XP para o Windows 7 e tive alguns probleminhas para refazer o bootloader chamaleon.

Em breve devo publicar! (Falta adicionar umas fotos e uns passo-a-passos)

Até mais,

7. Leonardo Pinto - 16/11/2009

Olá “bebeto_maya”, citei você lá em: http://macmagazine.uol.com.br/2009/11/14/apple-vence-psystar-pela-primeira-vez-na-corte-de-san-francisco/

Também concordo plenamente com o bebeto_maya.

O FATO É: Pagamos pelo uso do software, e o uso é de responsabilidade do USUÁRIO que detém o direito de executá-lo onde mais puder e convir… Vamos supor: Comprei o hardware Apple Mackintosh, porém com o passar dos anos o hardware se foi, e como a assistência é intoleravelmente cara, temos que ter o direito de termos nossas necessidades atendidas, já que temos em posse ainda a tal licença de uso do software. E nada mais sensato que podermos instalar então o Macintosh onde PUDERMOS!!! E se nesse caso for um PC, que seja!!!

É notório o quanto esse modelo de negócio que sagazmente dantes bastante enriqueceu muitos e muitos com licenças, royalties, patentes, copyrights ainda persiste POR UM FIO num mundo que devido a sua dinâmica não mais os concebe. A nova modalidade e palavra de ordem é ou se adere ao OpenSource ou fatalmente ao NatoraSource!!! hehehe

É por isso que o OpenSource vem se consolidando cada vez mais. E não adianta criar regras, protocolos e acordos para tentar privar a humanidade do CONHECIMENTO e INFORMAÇÃO. É de direito de todos. Se não por bem, acaba sendo por “mal”… Os artistas/músicos compositores começaram a perceber isso, e começam a se render ao novo PARADíGMA, DOGMÁTICO apesar de um tão quão tardio. Mas enfim, a nova era chegou, e é do compartilhamento da informação, quer seja permitido ou não!!!!

A EULA fede!!!

Enfim: Tem mesmo que ser muito fã alienado e fanático pra ACEITAR A EULA SER ENFIADA POR TRÁS E AINDA PEDIR DESCULPAS POR ESTAR DE COSTAS…

pools - 01/12/2009

Leonardo,
Seguindo a “linha lógica”, não teria realmente motivos para a Apple fazer o que faz. Mas como já disse ao Bebeto, a Apple é vendedora de hardware, e amarra o seu software para vender em conjunto, alegando assim uma melhor experiência. No Brasil isso pode se enquadrar em uma possível venda casada. Nos EUA, a Psystar perdeu para a Apple, onde que esta fazia hackintoshes com o OSX devidamente comprado.

Veja pelo lado de quem faz o software: Se é meu, posso escolher onde deve rodar e para quem vender. A Apple tem esse direito, já pelo lado moral, a coisa muda de figura…

Ainda bem que a Apple mudou a arquitetura e agora podemos desfrutar dos nossos Hackintoshes!

Até mais,

8. Leonardo Pinto - 01/12/2009

“Veja pelo lado de quem faz o software: Se é meu, posso escolher onde deve rodar e para quem vender.”

Sim, ela tem o direito de indicar, sugerir (via homologação) o melhor lugar onde rodá-lo. Mas não pode obrigar-nos a fazê-lo onde é conveniente apenas para ela, de forma alguma.

Já pensou: Compro um carro onroad porém precisei rodá-lo offroad devido a alguma circunstância pessoal qualquer… O fabricante aí tem o direito de negar a garantia, MAS RESTRINGE-SE A SOMENTE ISSO!!!

9. Hackintosh: Aprenda a instalar o MacOS X num PC | Magrones.net - 19/02/2010

[…] uma explicação que retirei do blog 70015 sobre o kernel mais indicado para cada máquina: – Tem Intel Core 2 Duo, Dual Core ou superior, uma […]

10. downlinux10 - 11/06/2011

Mas como faço para trocar de kernel [pergunta]
Tenho que reinstalar o sistema ou existe tipo um update [pergunta]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: