jump to navigation

Como instalar o Windows XP, Mac OSX86 10.5.6 e o Linux Ubuntu 9.04 no PC com Triple Boot! 29/06/2009

Posted by pools in mac, Ubuntu, windows.
Tags: , , , , , , , , ,
trackback

Na Dúvida, fique com os 3!

Nada mais difícil para mim, depois de formatar o meu HD completamente, do que escolher qual sistema operacional usar.
Já havia conseguido fazer o MacOSX rodar muito bem no meu computador, porém sentia falta de algumas coisas.
Cheguei à conclusão que cada sistema operacional tem as suas vantagens, e isso os torna especiais.

O Windows é como um salão de jogos, onde posso desfrutar de um bom desempenho e dedicar um tempo a diversão.

O Mac é um centro de entretenimento, onde você não se preocupa com nada além de ouvir uma boa música, curtir bons aplicativos e um ecossistema próprio, que em conjunto com um iphone tudo se torna integrado e acessível, porém com o seu preço. Mas vale cada centavo, desde que tudo funcione bem.

O Linux é um ambiente que favorece a programação, a ideologia livre, a comunidade e a ajuda mútua. É onde você instala banco de dados, editores e servidores web em uma única linha de comando, entre muitos outros aplicativos, personalizando-o do seu jeito.
Dependendo do dia, do trabalho e do humor quero fazer algo diferente, então resolvi instalar os 3 em um “Triple boot”.

Passos:

0 Faça um Backup Completo
Como iremos mexer com partições, não há porque correr riscos mantendo arquivos importantes, caso algo não saia como o planejado.

1 Instalar o Windows XP
Aproveitei a instalação do Windows para zerar as partições do meu HD e criar uma de 40GB onde será instalado o Windows. Feito isso, a instalação corre normalmente, sem nenhuma novidade nesse processo.

2 Configurar as Demais Partições
Caso não tenha mais nenhuma partição especificada (como foi o meu caso), aproveite e instale um gerenciador de partições, como o Partition Magic 8. Utilizei o programa para criar as demais partições para receber os demais sistemas operacionais. Segue o exemplo do meu HD:

Partition Magic

Partition Magic

Para o meu HD de 200GB ficou assim:
40GB Windows (Primária) – NTFS
40GB MacOSX (Primária) – HFS+
40GB Linux (Primária) – EXT3
1 Partição Extendida abringando:
1 GB Swap Linux
70GB Arquivos – FAT32

Como o Partition Magic é um programa pago e, caso você tenha dificuldades em encontrá-lo, recomendo o GParted. Basta gravar um CD com a iso e realizar o boot pela mesma.

Com as partições preparadas chega a hora de instalar o Linux e o MacOSX.

3 Instalar o Linux
A distribuição utilizada foi o Ubuntu 9.04 . Novamente a instalação corre sem mistérios, apenas atentando ao fato de escolher a partição correta, que no meu caso é a quarta, logo após a partição para swap do Linux.

Para quem deseja aprender como se instala o Ubuntu passo a passo, aconselho um excelente link (em PT-PT) entre vários existentes na internet: http://www.pplware.com/2009/05/21/guia-de-instalacao-ubuntu-904/

3.1 Configurar o GRUB
Como iremos utilizar o boot menu que vem em conjunto com o iDeneb MacOSX precisamos fazer com que o boot do Linux, o Grub, não apareça, senão teremos dois menus de boot quando escolhermos o Linux.

Dentro do Ubuntu, abra um terminal e execute o comando:
sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Ache a linha “timeout” e altere seu parâmetro para 0:
timeout 0

Salve o arquivo, retorne ao terminal e execute:
sudo update-grub

Basta reiniciar para instalarmos o MacOSX.

4 Instalar o MacOSX
A instalação do sistema da maçã, como muitos sabem, não é oficial fora do hardware Mac, por isso existem distribuições que modificaram o núcleo do sistema e adaptaram para o PC. Não é 100% garantido que funcione no seu hardware. Antes de prosseguirmos, seguem algumas dicas:

– Verifique se existe algum relato de instalação do MacOSX com a sua placa mãe, seja no Google ou direto neste endereço:
o: http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL_10.5.6

– A iDeneb foi a que melhor funcionou para mim, mas pode não servir para você. Tente outras, nas quais destaco: iATKOS , iPC e a Kalyway.

– Para encontrar os DVD´s você deve recorrer aos “torrents”.

– Procure sempre pela versão atualizada, como a 10.5.6 ou até 10.5.7, para evitar ter que atualizar e assim correr riscos de não funcionar posteriormente.

Caso escolha pela iDeneb, existe um artigo meu explicando sobre a instalação: https://pools.wordpress.com/2009/02/26/mac-osx86-ideneb-1056/

Terminada a instalação, ao reiniciar, pressionando “Enter” você deverá ter uma tela como esta:

DSC00883

O padrão de boot ficou com o MacOSX, e pode-se escolher entre o Windows ou o Linux!

No próximo post mostrarei como atualizar o Mac da versão 10.5.6 para a 10.5.7.

Até mais!

Comentários»

1. Mac osx86 iDeneb 10.5.6 « 70015 - 29/06/2009

[…] Update 4 – Instalando o mac em boot triplo: https://pools.wordpress.com/2009/06/29/na-duvida-fique-com-os-3/ […]

2. csantos - 13/07/2009

amigo,
fiz o timeout 0
mas não conseguir instalar o Mac
como faço para acessar o windons
o boot passa direto para ubuntu.

grato,
csantos

PoolS - 14/07/2009

Csantos,

Você pode usar um CD do ubuntu para recuperar o menu do Ubuntu/Windows, caso não tenha conseguido instalar o chamaleon boot menu (Boot utilizado no iDeneb).

Utilize como referência este artigo: http://wiki.ubuntu-br.org/Grub#head-117191c30d51c3a40a2313b943f1aa0d619cf431

Só que ao invés de usar o comando grub-install, vá até o /mnt (conforme sugerido no artigo como ponto de montagem da sua partição linux), edite o arquivo /mnt/boot/grub/menu.lst

Espero ter ajudado!

Até mais,

3. csantos - 14/07/2009

PoolS,
obrigado, conseguir recuperar o meu menu utilizando o CD do ubuntu como vc sugeriu!! também conseguir terminar a instalação do Mac!!!
valeu!!!!

4. Jean Bruno - 14/08/2009

Ola a todos …eu sempre quiz ter linux,xp ou windows 7,e mac no mesmo HD…eu fiz conforme tutorial ai em cima,mais não deu certo…
coloquei aqui o windows xp sp2,instalei o linux Ubuntu 64 bits,e depois mac …resultado,depois de tudo instalado,só reiniciava o linux,o xp e o mac de nada funcionavam o boot…Para mim poder usar o mac eu precisava colocar o cd dele e ai sim dar o boot e ele entrava no mac..
o xp ficou por ali mesmo sem função e sem aparecer boot algum…
As partições deram todas certas…fiz elas no xp e o linux naum instalo na 3º partição, se instalo na quarta …naum deveria..tentei instalar na devida partição manualmente mais dava erro…dizia assim : erro …não foi possivel localizar um sistema de raiz…corrija esse problema no menu de particionamento…
Se alguem pudesse me ajuda com esse problema ai de não consegui faze trial boot eu agradeceria…e também se eu fiz alguma coisa errada me falem …vlw obrigado…

5. Barão - 23/09/2009

Consegui Instalar os Três Sistemas Perfeitamente, pelo iDeneb não deu certo na minha Máquina deu certo com o iATKOS, porém não consigo ver filmes em DVD no Mac o DVDPlayer dá uma menssagem de erro do tipo “não foi possível localizar o arquivo” Alguma solução Para Isto?

Placa Mãe Biostar mcp6p m2+
Sempron LE-1250 2.2ghz
ChipSet e Vídeo Nvidia 6150
HD Sata 200Gb

pools - 23/09/2009

Opa, tudo bom?

Cara, primeiramente, parabéns por ter conseguido instalar os 3 sistemas! Particularmente eu acho divertido poder fazer uma ou outra coisa em qualquer sistema operacional que me der na telha.

Sobre o seu problema, achei estranho. DVDs de dados você consegue ler/copiar sem problemas?
Pois teoricamente deveria funcionar caso o seu MacOSX consegue ler DVDs normalmente.
Pelo que andei pesquisando, não encontrei alguem com o mesmo problema! Talvez se você der mais detalhes a gente acha algum outro blog ou forum para averiguar se alguém está passando por isso também.
Até mais,

Barao - 30/09/2009

Ocorreu um erro de inicializacao.

nao foi encontrado um dispositivo de video valido para a reproducao. [-70017]

Essa e a mensagem de erro que o dvdplayer do mac os apresenta e realmente ele le dvd de dados normal.
Obs. meu gravador e IDE sera que e por isso?

6. alexandre - 24/10/2009

como eu sei que itens tenho que coloccar no PERSONALISAR
eu não consigo estalar ja fiz quase tudo preciso de uma força me de uma dixa ‘

7. PerequeWeb - 18/03/2010

Opa, tenho grande interesse nesse assunto.
Belo blog

vlw

http://www.hackintosh-brasil.ning.com

8. alancads - 07/07/2010

gostaria de saber se alguem possui essas kexts para ideneb
video e rede…, consegui instalar o ideneb mas somente excluindo as
kexts das vga q vem como padrão.

Chipset: [SiS] Silicon Integrated Systems — funfou
Audio: AppleAzaliaAudio — funfou —
Rede: 191 Gigabit Ethernet Adapter — sem sucesso —
Video: ATI Mobility Radeon HD 2400 — sem sucesso —

9. alancads - 24/07/2010

Só Atualizando…

Comprei um Modem 3×1 da Edup para o notebook kennex

e ele funfa a conexao direta com usb e tambem com a wirelles rt73

vga e ath pra meu note sem sucesso mas ta valendo ja usb e wirelles

10. robert oliveira - 06/04/2011

meu moden(da vivo 1g)não funciona nem em linux nem no mac ox sendo que ele foi feito pra rodar em windows como fazerpara rodar nos outros sistemas operacionas? existe algumprograma expecifico??

Paulo de Tarso - 07/04/2011
11. juliano accioly - 13/10/2011

Valeu pelo belissimo tutorial,instalei ubuntu 10.10,win 7 e mac osx kalyway 10.5.2 na mesma hd de 250gb.Tudo funcionou sem problemas,exceto o som no mac que fica picotando,mas estou contente c/ o resultado final.Não sabia que o mac osx era tão bom assim.Obrigado


Deixe um comentário

